O Instituto Dagaz através do projeto Cineclube Dagaz, está habilitado junto aos Ministérios do Meio Ambiente e da Cultura para atuar como “Espaço Exibidor” da 11ª MOSTRA NACIONAL DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL – “CIRCUITO TELA VERDE” ·.
O Circuito Tela Verde é iniciativa do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e tem o objetivo de divulgar e estimular atividades de educação ambiental, participação e mobilização social por meio da produção independente audiovisual.
Segundo a presidente do Instituto Dagaz, Marinez Fernandez, a mostra reúne filmes independentes de temática socioambiental, incluindo produções premiadas em festivais e ocorre em sintonia com os princípios e objetivos da Lei 9.795/99 – que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e com o Programa Nacional de Educação Ambiental. O Circuito surgiu em 2008, com o objetivo principal de atender à demanda dos espaços educadores por material audiovisual para se trabalhar a educação ambiental.
– Por meio do projeto CineClube Dagaz, levamos o cinema de forma itinerante às escolas e comunidades das periferias. Durante as sessões são abordados temas como florestas, desenvolvimento sustentável, biodiversidade, qualidade ambiental, ecoturismo e cidadania ambiental e após a exibição dos filmes é realizado um debate promovendo reflexões e a interação com o público – explica Marinez, acrescentando que o Instituto Dagaz é exibidor das mostras de filmes do Circuito Tela Verde desde o ano de 2017.
Durante os meses de outubro e novembro deste ano, o CineClube Dagaz por meio do projeto Cinestesia às Margens – Circuito Escola, contemplado no edital Retomada Cultural 2 da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC-RJ), percorreu nove municípios do Sul Fluminense levando a alunos de unidades de ensino públicos filmes de cunho socioambiental, incluindo os que fazem parte da mostra ambiental Circuito Tela Verde.
As escolas e entidades interessadas em receber o CineClube Dagaz, Circuito Tela Verde, podem se inscrever na sede do Instituto Dagaz, no Condomínio Cultural, localizado no CIEP 299 – Jiulio Caruso na Rua Bartolomeu Bueno da Ribeira, s/nº, Santo Agostinho – Volta Redonda. O funcionamento da secretaria é de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 17h30min. Ou pelo telefone (24) 99999-7732 e pelo e-mail institutodagaz@hotmail.com.